martes, 5 de agosto de 2008

RESUMO DE CORRESPONDENCIA

Vários parentes se manifestaram sobre o nosso blog. Vamos resumir aqui as principais mensagens:

- De Vera Lucia Sangalli Sandri, esposa de Luciano Sandri ascendente: Severino – Battista – Giuseppe desde Encantado RS. Conseguiu as fotos da Avó Regina, familias de Battista e Ângelo que editamos e manifesta a esperança de conseguir imagens do Giuseppe e do Fortunato e enviou copia da certidão de casamento do Adolfo. Entrou em contato com os decendentes do Fortunato residentes em Burro Feio, município de Anta Gorda RS que prometeram fornecer informações e documentos dos seus antecessores. Está ainda procurando contatos com um grupo de parentes da cidade de Passo Fundo RS, que segundo a tia Alzira (Battista – Giuseppe) possuem parte da documentação dos primeiros imigrantes. Conclui uma correspondência dizendo: “Vamos continuar as pesquisas, temos muito ainda por descobrir. Também acho que existem mais filhos do Giuseppe”.

- Humberto Sandri Jr. de Erechim RS ascendente: Humberto – Luiz Otavio - Fortunato. “Arlindo: Parabéns pelo blog! Muito bem produzido...Acredito que o passo mais importante para a continuação da pesquisa seja descobrir a data de chegada e o navio no qual eles vieram. Por sinal, adorei as fotos”.

- Janete Sandri residente em Toronto, Canadá. Ascendente: Valmor (Foz do Iguaçu PR) – Fioravante – Angelo – Giuseppe. “Verifiquei o blog. Nossa, que legal e que esfôrço enorme! Parabéns por um serviço bem feito...no Canadá encontrei vários Sandri em Montreal, Quebec e em Vancover. Parece que sou a única Sandri em Toronto (Ontário). Tentei me comunicar com os de Quebec mas eles não falam inglês, porém estavam ansiosos por falar, mas eu não entendo o francês...seria uma maravilha poder reunir todos os Sandri’s”

- Helena Bertol Carloto de Campo Grande MS. Ascendente: Carolina (Pérola d’Oeste PR) – Ângelo – Giuseppe. “...olhei os blogs. Ficaram nuito bons, Parabéns...fiquei muito contente, pois ainda não conhecia os NONOS...nem sequer por foto”

VISITA A SCARDEVARA

VISITA A SCARDEVARA

Na ocasião de minha iagem à Itália para visitar o meu filho Fernando residente na cidade de Florença, fiz ainda umas visitas a Roma, Pisa, Siena, Ilha de Sardenha, Pádua, Veneza, Rímini, San Marino, além da Infaltavel e legendária Verona. Naquela Província, no município de Ronco All’Ádige se encontra o povoado de SCARDEVARA, onde nasceu o nosso antecessor Giuseppe Sandri (casado com Regina Conti em 16/03/1830) e residiu ali atè cerca de 1870 quando achamos que emigrou com a familia para o Brasil.

O objetivo da visita foi de conhecer o lugar, alèm de obter mais informação sobre a nossa àrvore genealógica. Senti uma enorme emoção na medida em que ia chegando a esse lugar que na minha mente guardava um elevado grau de magia. Ali era onde o nosso Giuseppe se criou junto a seus pais Giovanni e Maria (Bego). Sabendo através da Internet que ali se construiu uma igreja em 1200, que ainda existe com o agregado recente de uma torre, imaginava encontrar uma aldeia em cima de uma colina ou quem sabe um velho castelo, como se vê em toda a Itália, (na Toscana, Úmbria, Piemonte) mas fiquei decepcionado porque hoje não é mais que umas poucas casas agrupadas do lado da velha igrejinha, numa planície nas margens do rio Adige onde tudo é verde, coberto por extensa plantações de milho e pomares de maçãs aproveitando cada metro de terra até nos acostamentos das estradas.

O Vigário da paróquia, o Padre Giulio Gugole, que nos recebeu com muita hospitalidade, já tinha encaminhado algumas pesquisas complementárias às preciosas informações já fornecidas por ele no começo da nossa procura de dados sobre os nossos antepassados. Na atualidade não existem moradores de sobrenome Sandri em Scardevara, Zévio, Ronco entre outras localidades vizinhas. Ele explica que na época dos nossos familiares existia muita mobilidade na população devido à crescente concentração da propriedade da terra e os trabalhadores se deslocavam de um lugar a outro para trabalhar nas colheitas conforme as temporadas de cada produto.

É assim foi que a visita serviu para satisfazer à profunda emoção de pisar o solo dos nossos patriarcas, mas não conseguí relacionar-me com nenhum Sandri, nem conseguir maior informação sobre os que eventualmente permaneceram por lá depois da emigração do Giuseppe com a sua família.

Arlindo Sandri

sábado, 2 de agosto de 2008

SCARDEVARA, A ORIGEM




Quando em novembro de 2002 a nossa sobrinha Denise Sandri obteve na Sociedade Italiana MASSOLIM DE FIORI de Porto Alegre a informação de que o nosso avô Ângelo era filho de Giuseppe Sandri e Regina Conti e que eles tinham vindo de um lugar chamado Scardevara da Província de Verona, iniciamos uma busca até dar com o Padre Giulio Gugole, vigário da paróquia de Scardevara a quem solicitamos a informação tão fundamental para conhecer a nossa origem. No dia 21 de fevereiro de 2003 recebemos um E-Mail que transcrevemos a seguir:

Assunto: “Ricerca parenti italiani

Signor Arlindo

Come mi há indicato ho fatto ricerche sulle persone da lei presentate.
Il signor Giuseppe nato il 16 marzo 1830 a Ronco figlio di Giovanni e Maria Bego, sposato con Conti Regina nata a Zevio il 15 ottobre 1842 figlia di Antonio e Venturini Toscana di Zevio.
Si sposarono il 21 gennaio 1863 a Zevio. Dai registri de battesimo di Zevio no risulta nessun figlio.
Sandri Giovanni Serafino nato il 21 ottobre 1863 e battezzato il 22 ottobre figlio di Sandri Giuseppe di Giovanni (parrochia di Scardevara) e Conti Regina di Antonio (di Scardevara).
Sandri Maria Rosa nata il 24 aprile 1866 e battezzata il 25 aprile.
Nessun altro figlio risulta della ricerca negli anni precedenti e seguenti alla data indicata.
In cuesto periodo le famiglie se transferivano da una parrochia all’altra in cerca di lavoro nei campi.
Un saluto e un augurio di ogni bene.

Padre Giulio Gugole
37055 Scardevara di Ronco allÁdige
VERONA (ITALIA)”

NOTA: O padre Giulio Gugole Trabalhou muitos anos em Feira de Santana na Bahia e também no Uruguai e fala corretamente o português e o espanhol. Ele mostra um particular aprecio pela América Latina. A sua colaboração foi determinante para a nossa pesquisa genealógica. A partir do seu Mail foi possível chegar ao ponto em que nos encontramos e desejamos desde aqui expressar-lhe o nosso sincero reconhecimento.
Arlindo Sandri