miércoles, 9 de abril de 2008

PORQUE E COMO EMIGRARAM

A Itália e particularmente o Norte, sofreu desgastes por guerras e ocupações durante os séculos 18 e 19, basicamente com as conquistas napoleônicas que inclusive mantiveram uma ocupação prolongada do Baixo Adige onde o pró pio Napoleão arengava às tropas desde a torre da Igreja de Scardevara e posteriormente pelo Império Austro-Húngaro. O resultado foi uma situação generalizada de pobreza, fome, pestes, deslocamentos da população e outros derivados sociais daquela situação.

É neste contexto que devemos encontrar os motivos para que as autoridades da Itália expulsassem sistematicamente a grandes contingentes de seus habitantes para o norte da África e para a América. Encontramos claros indícios de que os nossos antecessores trabalhavam de forma errante nas colheitas (Arroz, milho, maçãs, vime e extração de madeiras para a construção de barcos e armas para armada da República de Veneza). Isso poderia explicar o fato de que o filho de Giuseppe e Regina, o Adolfo teria nascido na Província de Cremona

Ainda estamos procurando saber a data e o navio em que eles viajaram, mas certamente embarcaram em Genova para chegar até o porto de Santos em São Paulo, onde depois de uma quarentena sanitária seguiram em outro barco até Porto Alegre.

No Brasil era o tempo do Império e era preciso povoar grande parte do seu território. Chegavam emigrantes de todas as partes da Europa, e para o Sul, a maioria eram alemães e italianos. Geralmente os alemães se situavam nas planícies e os italianos preferentemente nas serras. O nosso Giuseppe com a família se estabeleceu inicialmente em Colônia Leopoldina, hoje Bento Gonçalves (Não longe de lá, na Linha Hansen morou e faleceu o primogênito Giovanni). Depois foram se mudando em procura de melhores terras, passando por uma zona próxima a Soledade e mais tarde até a Localidade de Burro Feio e a cidade de Encantado.

Esta síntese só tem o propósito de orientar os amigos pouco conhecedores da nossa história e poderá ser ampliada e aprofundada com o aporte dos leitores que queiram agregar os seus conhecimentos ao respeito.

Contato: sandrigenealogia@gmail.com

No hay comentarios: