martes, 29 de octubre de 2013

EPÍLOGO DO LIVRO


EPÍLOGO DO LIVRO

A partir das recordações e as pesquisas surgidas durante a redação do livro MEU PÉ DE LOURO de Arlindo Sandri e em conjunto com os seus irmãos, nasceu a iniciativa de homenagear aos seus ancestros, valorizar as riquezas ecológicas de Três Saltos, resgatar a sua história e projetar a localidade como futuro ponto de interesse turístico do jovem município de Travesseiro.

O lugar onde existiu a bucólica casinha de madeira inicial do casal Lidvina Rempel e Luis Sandri, no lado de baixo da velha estrada, que passa pela propriedade que pertencia ao avô Angelo Sandri, e que se localiza sobre a beira do perau, em cuja depressão geológica fica escondido um riquíssimo santuário ecológico, tornou-se um lugar sagrado para os filhos de Luis Sandri. Eles decidiram comprar esse pedaço de terra, com o propósito de implantar ali o seguinte projeto:

1.     Transformar o terreno num parque florestal, com árvores nativas do lugar, muitas das quais já se encontram em estado de extinção. A denominação será: PARQUE FLORESTAL LUIS SANDRI. A denominação, Não somente se refere ao pai dos creadores da iniciativa, mas ao mesmo tempo, pretende resgatar a memória dos pioneiros e habitantes que forjaram esta comunidade.

2.     Construir dentro da propriedade uma réplica da casinha original e mobiliada de acordo com a época. Agregar um espaço para a exposição de implementos agrícolas e de trabalho, também utilizados no mesmo período. Formando assim um pequeno “Museu da Colônia”. 

3.     Incentivar a valorização da reserva ecológica, entre os peraus adjacentes, mediante um sistema de trilhas e possivelmente também a construção de uma ponte pêncil na frente das cascatas  possibilitando o acesso de pessoas de todas as idades.

A implementação do projeto conta com a participação da comunidade local, sua principal beneficiária e sendo negociada uma parceria com a Prefeitura do Município de Travesseiro, que demonstrou grande interesse pela iniciativa, que será a primeira do seu gênero na região.



Vejam a baixo, algumas imagens ilustrativas da maravilhosa reserva ecológica. A floresta, permanece totalmente preservada como no inicio dos tempos.

 
 




 

No hay comentarios: